Os atuais produtos de papelaria produzidos pela Cooperunião já tem um público definido: mulheres. Os cadernos e agendas feitos têm características femininas, com o uso de flores com finalidade ornamental. Entretanto, a cooperativa relatou problemas quanto à venda desses produtos na feira da torre, apesar de não saber ao certo o porquê disso.
As possíveis causas desses problemas são:
• estilo: os produtos podem não agradar o público alvo por não serem visualmente agradáveis.
• preço: as agendas tamanho a5 custam R$25,00 – preço compatível com o de um produto concorrente industrializado. O público alvo pode achar caro ou não ver vantagem em adquirir a agenda da feira ao invés de uma agenda de loja.
• exposição do produto: não há estratégias de promoção do produto frente a tantos outros que competem a atenção do público no box da feira da torre.
• inovação: os produtos não são inovadores, frente aos concorrentes diretos (cadernos e agendas feitos por um processo de manufatura).
Assim, pretendo trabalhar com o mesmo público, entretanto, segmentando-o mais a fim de entender mais profundamente como o atingir. Dessa forma, buscarei resolver os problemas de estilo com mais embasamento na realidade do potencial usuário e seu estilo. Além disso, o produto deverá ter algum diferencial que lhe dê vantagem competitiva frente a seus concorrentes e que agregue mais valor, justificando o atual preço. Por fim, será necessário atuar também com ações de marketing e publicidade do produto.
Os potenciais usuários da linha de papelaria a ser projetada são:
• mulheres
• jovens
• das classes sócio-econômicas A, B e C1 (de acordo com a ABEP) – não necessariamente com renda própria
• residentes em Brasília ou turistas
• fazem atividades que requerem o uso do produto (escola, cursinho, faculdade) ou gostam de itens de papelaria
Para melhor compreensão do público alvo, fiz um painel de estilo de vida:
Painel de estilo de vida |